Contos da adolescência
Tatiana Raposo

Resumo:
Poucas obras de literatura sobre a adolescência chegam a atrair o adolescentes, porque mesmo os autores mais sensíveis não traduzem suas descobertas em linguagem capaz de fazer ponto com os sentimentos e o preparo intelectual dos jovens. Já os livros para adolescentes em geral pecam por excesso de didatismo, o que os torna suspeitos perante o seu próprio público. Elas, Eles & Nós escapa deste dilema. Tatiana Raposo é uma adolescente atenta aos problemas geracionais ( relações familiares, busca da identidade, despertar do sexo) e dona de talento suficiente para levá-los à literatura com um modo de dizer compreensível aos que estão vivendo esses conflitos. Pode-se apostar, pois os pequenos contos incluídos neste volume serão lidos com entusiasmo pelos adolescentes e com interesse pelos adultos desejosos de ampliar a sua compreensão da adolescência embotada pelo tempo.

Elas, Eles e Nós foi levada para o teatro com roteiro do Diretor Antonio Breves e iluminação do Fotógrafo Vantoen Pereira Jr. com o título de “Toca, telefone”, estrelada pela ainda adolescente, Leandra Leal, hoje consagrada atriz. Esta foi a primeira peça da Leandra Leal. — 1992

Muito bom reencontro com a Tatiana Raposo Pires, um retrospecto dos quase 30 anos da publicação do Ela Ele & Nós.

Por óbvio que uma jovem nos seus 16 anos não faria ideia do caminho que fez seus originais de contos da adolescência seguirem as etapas até sua publicação. Etapas usuais em quaisquer editoras, desde o recebimento dos originais enviados, que ainda não são considerados livros até que prossigam e vençam cada fase.

Na primeira fase, os originais foram para leitura de outros adolescentes. Na segunda, passou pela leitura de profissionais educadores, terapeuta de família e adolescente e só após estas avaliações, seguiu para apreciação do Conselho Editorial. Este Conselho tem a palavra final do “publique-se” ou não.

A conclusão do Conselho indicava que realmente tratava-se de obra que atenderia um público ainda não explorado, esquecido, por assim dizer, pelo mercado editorial. Tratava-se, portanto, de obra com possibilidades comerciais, mesmo que a autora não viesse a escrever outra, posteriormente. Esta é uma das considerações que faz uma editora para investir um autor novo.

Tratou-se de uma publicação experimental, dentro de um projeto, na qual a Corpo da Letra Editora tinha a exata noção do risco editorial, como ocorre em qualquer publicação. Contudo, a Corpo da Letra recebeu o “publique-se” do seu Conselho Editorial com grande alegria.

Foi um sucesso editoral garantido à base de muito investimento em divulgação. Despertou um mercado silencioso. Posteriormente a este primeiro livro, para adolescentes, muitas editoras vieram na linha com a certeza de um mercado desbravado e já testado com êxito pela Corpo da Letra Editora. A partir de então, até hoje há uma profusão de jovens adolescentes escrevendo para outros adolescentes.

Transformado em peça de teatro pelo roteirista e diretor Antonio Breves com ilusminação do fotógrafo Vantoen Pereira Jr., foi a primeira peça na qual, a também adolescente e hoje atriz, Leandra Leal participou e ganhou atenção do público jovem, como poderá ser atestado no perfil da atriz, no Wikipedia . A primeira experiência deu-se na Escola Parque e logo adiante foi encenada sala de teatro profissional situado na Cinelândia, Rio, ainda com a atriz Leandra Leal.